top of page

          O I Encontro Regional em Universidades de Diversidade Sexual e Gênero - Norte e Nordeste - será realizado na Universidade Federal do Maranhão, Cidade Universitária do Bacanga, de 25 a 28 de junho de 2015 e pretende reunir estudantes, professores, militantes dos movimentos sociais e a sociedade em geral em torno das políticas de enfrentamento e resistência de gênero e diversidade sexual no âmbito da cultura, sobretudo no que se compreende como manifestações culturais.

 

            Partindo da concepção de “guarnicê” como convite do amo para dar início à apresentação do Bumba Meu Boi, manifestação cultural característica do estado, a escolha do termo como parte do tema é uma convocação para a prática fechativa, bem como uma reafirmação do contexto regional atribuído ao evento. Além disso, conecta-se à proposta principal de discussão do evento que trata das relações entre diversidade sexual e de gênero no campo da cultura, sobretudo os marcos de resistência, as dissidências estéticas, políticas e poéticas, além da relação entre tradição, cultura popular, gueto, representações simbólicas e produção de sentido à cerca do que se pode entender como cultura LGBT.

 

             A proposta do tema está vinculada, em um primeiro momento, à necessidade de percebermos a problemática da sobreposição do conceito de homocultura ou cultura guei como abrangente de todas as identidades presentes na cultura LGBT e o viés heteronormativo que contribui para a exclusão e/ou menor representação das demais identidades dentro das manifestações artísticas e culturais, bem como compreender os lugares de fala dedicados a elas, além das intersecções de classe, gênero e raça.

 

            A cultura dentro desse processo de problematização de gênero/identidade é carregada de valores que demarcam não somente um espaço de atuação contínua do indivíduo, mas marca um espaço de resistência deste mesmo indivíduo frente às amarras das expressões culturais tidas como tradicionais no contexto político social de cada região/estado. Nesse contexto, a proposta de tema apresenta-se, também, como uma discussão pertinente para as regiões Norte e Nordeste, especialmente pela associação constante como ambientes férteis para as expressões artísticas e culturais, nos estados que compõem as regiões.

 

              Nesse cenário, São Luís, por sua posição estratégica, se apresenta como sede

dessa edição inicial, podendo congregar o Norte e Nordeste para construirmos o I ERUDSG, para consolidar grupos e alianças, no intuito de fortalecer a luta nas regiões contempladas com o evento. A ilha do amor, ilha rebelde, capital brasileira da cultura e do reggae aguarda cada participante para em quatro dias de evento evocar seu histórico de luta e resistência, mas sem deslocar-se de sua característica principal: a alegria do seu povo. Vem Guarnicê Fechando! 

bottom of page